A REVOLUÇÃO CONTEMPORÂNEA EM MATÉRIA DE COMUNICAÇÃO.


Espaço Humano: Contextualização.


Segundo paleontólogos, a faculdade, Ca maneira como conhecemos hoje, só foi desenvolvida pela Homo sapiens sapiens. Nossos ancestrais provavelmente eram todos de uma mesma região geográfica e tudo indica que falavam a mesma língua, ou línguas muito próximas facilitando a comunicação entre os membros da comunidade.


Crescimento Demográfico


A partir dessa contextualização, o mundo se separa, ocorre divergência de linguagens, isso tudo graças ao crescimento demográfico. A humanidade ocupa e esta em todos os continentes e em todos os meios que se possa imaginar. Essa é a primeira separação da humanidade, da história que se tem.


Evolução Neolítica


A segunda ruptura que se tem conhecimento é a chamada revolução neolítica, a grande mutação técnica, social, cultural, política e demográfica cristalizada na invenção da agricultura, da cidade, do estado e da escrita. Essa revolução tem dois três focos, primeiro o Oriente próximo, a China e as civilizações pré-colombianas do México e dos Andes. O sistema neolítico se expande por várias regiões. Um novo espaço de conexão começa a se estruturar, mas esse espaço ainda era regional, a humanidade ainda era fragmentada.


A reconexão da humanidade e a revolução contemporânea das comunicações


A terceira mudança começa no século XV e é acompanhada por revoluções na demografia, na economia, na organização política, no habitat e nas comunicações. No fim da idade Média a maioria da população trabalhava no campo, com a Revolução Industrial esse quadro começou a mudar, destacando também a importância da informática. O trabalho do homem começa a focar na criatividade, na iniciativa, na coordenação e na relação.


Espaço Elástico


Zonas urbanas são atravessadas por fluxos de turistas, empresários, imigrantes, mercadorias, informações e inúmeras outras coisas. Todas as partes do mundo têm sua inteligência acumulada por muito tempo com a participação de vários povos. O espaço prático é muito mais importante que o espaço físico objetivo e imutável. O espaço prático é o que nos interessa, como por exemplo, contar a distancia entre uma cidade a outra pelos meios comuns e transformando esse tempo em menos da metade da metade quando se tem linhas telefônicas (espaço elástico).


Revolução na Web


No ciberespaço ocorre uma revolução em termos de comunicação, de emissor e receptor, uma comunicação qualitativamente original. A imprensa, a edição, o rádio e a televisão funcionam segundo um esquema de “um para todos”. Já o correio e o telefone desenham um esquema em rede, ponto a ponto, “um para um”. O ciberespaço junta aas vantagens dos outros meios de comunicação sendo seu sistema de dispositivo “todos para todos”.


Interatividade como ponto forte


Outro ponto forte desse sistema é a interação que ele tem, podendo produzir conteúdos para a rede e ainda ter esse conteúdo avaliado por outras pessoas, todos podem confeccionar documentos diversos. O ciber te propõe a liberdade de você poder publicar o que quiser sem ter qu passar pó intermediários fazendo com que mais pessoas se interessem por essa nova tecnologia.


Referência Bibliográfica:

Revista FAMECOS • Porto Alegre • nº 9 • dezembro 1998 • semestral.